Ácido fólico

Toda mulher que pensa em engravidar, precisa ter a suplementação de ácido fólico pelo menos 3 meses antes de engravidar e continuar 3 meses depois.

O ácido fólico é conhecido também como vitamina B9 ou ácido pteroilglutâmico. Ele pertence a família da vitamina do complexo B. Estudos mostram e comprovam que a ingestão adequada deste nutriente previne as chances do bebê ter alteração do tubo neural, o que evita a anencefalia (defeito congênito da formação do cérebro e da medula) e espinha bífida  (má formação dos ossos da coluna vertebral).

A vitamina é absorvida pelo intestino. As reservas normais de ácido fólico no organismo se encontram no fígado (cerca de 5 – 10 mg) na forma de poliglutamato.

folico

As principais fontes alimentares são:

-          verduras de cor verde escura como espinafre, aspargos, brócolis

-          proteína animal: fígado, gema de ovo, vísceras

-          tomate

-          proteína vegetal: lentilha, feijão, ervilha

-          frutas cítricas como laranja, caju, abacaxi

-          farinha de trigo suplementada.

A recomendação/dia é de 0,4 mg. Muitas vezes pode não ser atingida na alimentação do dia, por isso a suplementação.

Se você planeje engravidar ou está no começo da gestação e ainda não suplementou com ácido fólico, busque orientação junto ao seu obstetra e inicie. É uma vitamina de extrema importância que pode colocar em risco o crescimento e desenvolvimento do bebê.

243818_103833026373307_5360325_o

 Dra. Roseli Ueno Ninomiya, nutricionista do Grupo Huntington

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>