Obesidade e Fertilidade

Dia 11 de Outubro é o dia mundial de combate a Obesidade, data nada comemorativa, pois se trata de um problema de saúde que vem aumentando consideravelmente em todo mundo, assim como no Brasil. Acredita-se que cerca de 50 % da população brasileira em idade fértil está acima do peso ideal.

Além das associações já bem conhecidas entre obesidade e hipertensão, diabetes e cardiopatias, a obesidade está também associada a infertilidade, tanto por fatores masculinos como por fatores femininos.

11.10_Post Obesidade

Diversos estudos vêem nos auxiliando a elucidar tais associações. Ao avaliar a quantidade de óvulos e embriões nas mulheres com diversos índices de massa corpórea, identifica-se que aquelas que estão obesas ou com sobrepeso apresentaram menor número de óvulos e embriões por ciclos. Além disso, essas mulheres apresentam maior índice de falhas (exames de gravidez negativo), maior número de perdas gestacionais e aumento do número de cancelamentos de ciclos, podendo ainda estar associado a disfunções hormonais e ovulatórias.

O homem acima do peso corrobora com as causas de infertilidade, pois apresentam mais problemas de disfunção erétil e possuem uma quantidade e qualidade seminal comprometida.

Diante das praticidades do dia a dia e das ofertas de fast foods, temos que enfrentar praticamente uma batalha para mantermos uma dieta balanceada e um estilo de vida saudável. Essa mudança de estilo de vida torna-se muito importante não só para combater as patologias citadas, como também para atingirmos o objetivo da tão sonhada gravidez.

Dr. Gustavo Teles, médico especialista em reprodução assistida do Grupo Huntington.

Gustavo Teles

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>